Novo-logo-07-2016.gif
pginicialv2.gif

Engrenagens Industriais - Artigo Traduzido

 

As Engrenagens Industriais são elementos compostos de roda dentada que se ligam a eixos gerando rotação e torque, originando a potência. As engrenagens giram aplicando força dos dentes aos dentes de outras engrenagens para produzir movimento mecânico.

 

Estas peças servem para transmitir movimento ou alterar a velocidade da máquina. Podemos listar uma série de vantagens que incluem a transmissão do motor de uma máquina ou de um veículo, por exemplo. Motores de veículos e de máquinas usam transmissões em engrenagens que faz impulsionar o motor pondo em movimento ou em velocidade.

 

O engrenamento também ajusta a direção de rotação. As engrenagens são projetadas de forma a aumentar ou diminuir a força ou a velocidade. Existem incontáveis aplicações com uso de diferentes tipos de Engrenagens.

 

Um conjunto de Engrenagens, engrenada com outro conjunto de Engrenagens de diferentes números de dentes, significa que as circunferências giram no mesmo passo do eixo ou no do propulsor da força.

 

A velocidade de rotação é proporcional ao diâmetro da Engrenagem. Portanto, quanto maior o raio de uma engrenagem, mais lenta será sua velocidade de rotação, quando engrenada com uma Engrenagem de velocidades iguais. Em todos os motores ou engrenagem do motor (pinhões) são configurados de acordo com a velocidade.

 

Existem vários tipos de Engrenagens Industriais: Engrenagens dentes retos, Engrenagens helicoidais, Engrenagens duplas helicoidais, Engrenagens cônicas, Engrenagens cônicas helicoidais, Engrenagens cônicas espirais, Engrenagens de pinhão etc. Alguns exemplos abaixo:

 

Engrenagens dentes retos: estas engrenagens são as mais comuns. Os dentes dessas engrenagens estão configurados de tal maneira que está alinhado paralelamente ao eixo da rotação. Essas engrenagens devem ser montadas em eixos paralelos.

 

Engrenagens helicoidais: São Engrenagens ajustadas em um ângulo não sendo paralelas ao eixo de rotação. Um exemplo da aplicação das Engrenagens helicoidais é a redução de ruído em uma máquina.

 

Engrenagens duplas helicoidais: as engrenagens helicoidais duplas são muito mais vantajosas do que as engrenagens helicoidais, também proporciona a mesma suavidade das engrenagens helicoidais, mas, juntamente com o valor agregado de maior resistência no movimento dos dentes, e também não causa força lateral.

 

Engrenagens cônicas: engrenagens cônicas são usadas principalmente para engrenar um eixo vertical em um horizontal.

 

As engrenagens industriais são úteis para várias aplicações nas diversas indústrias. Alguns deles são mencionados abaixo:

 

  • Indústria de Plantas de Cimento;
  • Indústria petroquímica;
  • Industria da Cana de Açúcar;
  • Indústria de energia;
  • Indústria de mineração;
  • Refinarias de petróleo.

 

Algumas vantagens das Engrenagens Industriais:

 

  • Maior capacidade de carga;
  • Custo x Eficácia;
  • Velocidade;
  • Manutenção otimizada.

 

Texto extraído de http://ezinearticles.com/?Industrial-Gears&id=2666923 traduzido por Luis Carlos Merati.

 

Não exite em nos contactar através dos telefones: (11) 3221-8160 ou (11) 3361-6919 ou através de nosso email: merati@merati.com.br para fabricar suas engrenagens. Temos décadas de experiencia e podemos lhe oferecer o melhor custo - benefício.